quarta-feira, 2 de outubro de 2013

EM MEMÓRIA: Raul Cortez


Raul Christiano Machado Cortez, conhecido apenas como Raul Cortez nasceu em São Paulo, no dia 28 de agosto de 1932.

Em uma entrevista ao Memória Globo, Raul contou que desde quando era criança, não tinha dúvidas de que queria ser ator. Mas que não sabia se tinha talento. 
─ “Desde criança eu queria ser um ator, e, às vezes, eu dizia assim: 'Bom, se não der certo ser ator, então, eu gostaria de ser jornalista, um escritor, sei lá.' Era uma coisa muito definida para mim, desde o início”.

 Devido a essa desconfiança em relação ao seu talento, Raul deixou de lado o sonho de ser ator e, seguindo os passos do pai, que era advogado, cursou até o segundo ano na Faculdade de Direito de Campinas. Mas aos 22 anos, sua aptidão manifestada desde a infância falou mais alto.


"Começou fazendo teatro amador, ao lado de Gianfrancesco Guarnieri e Oduvaldo Vianna, até entrar para o Teatro Brasileiro de Comédia, o TBC. Também atuou sob a direção de Antunes Filho, integrou a companhia de Cacilda Becker e trabalhou com José Celso Martinez Correa no Teatro Oficina."


"Fez mais de 30 peças antes de estrear na TV – mais de 60 em toda a sua carreira. Nos palcos, quebrou vários tabus: interpretou um travesti em Os Monstros (1968), e Jérôme Savary baseado em texto de Denoy de Oliveira, e fez o primeiro nu do teatro brasileiro em O Balcão (1969), de Jean Genet. Ganhou ao todo cinco prêmios Molière – considerado o mais importante do teatro brasileiro. Também atuou em mais de 30 filmes. A estreia no cinema aconteceu em 1957, em O Pão que o Diabo Amassou, da italiana Maria Basaglia. O ator trabalhou em produções importantes como O Caso dos Irmãos Naves(1967), de Luís Sérgio Person; Cinema de Lágrimas (1995), de Nelson Pereira dos Santos; e Lavoura Arcaica (2001), de Luiz Fernando Carvalho, diretor com quem estabeleceu uma parceria memorável na televisão."

Sua primeira telenovela foi "Ninguém Crê em Mim", na TV Excelsior. Na trama de Lauro César Muniz, ele interpretou o personagem Cássio. Em seguida, também trabalhou na Tupi e na Bandeirantes.

Mas Raul só se tornou conhecido pelo grande público quando começou a trabalhar na Rede Globo. Inclusive, "Água Viva" foi sua primeira novela na emissora. Interpretando o personagem Miguel, o cirurgião plástico. Raul Cortez fez enorme sucesso entre o público.

─ “Era para eu morrer por volta do 30º capítulo. Há muito tempo que eu não fazia televisão, não era o que eu estava acostumado a fazer. Mas o papel foi absolutamente extraordinário, e eu só morri antes do fim da novela”.


 Em toda sua carreira, Raul atuou em mais 60 peças. No Cinema, atuou também em mais de 30 filmes. E na TV, mais de 20 novelas, 9 minisséries, o seriado "Plantão de Polícia" (1979) e apresentou diversos episódios do "Você Decide" (1992).


O ator morreu no dia 18 de julho de 2006, aos 73 anos, em São Paulo, vítima de complicações decorrentes de um câncer na região abdominal. Raul Cortez foi casado com a atriz Célia Helena, com quem teve a filha Lígia Cortez, também atriz.


Seu último trabalho na TV foi na minissérie "JK", no qual interpretou o político Antônio Carlos Ribeiro de Andrada.





Nenhum comentário:

Postar um comentário