CURIOSIDADES

CURIOSIDADES

- O título provisório de Água Viva era "Vento Norte".
- A trama foi ao ar entre 04 de fevereiro e 09 de agosto de 1980, substituindo Os Gigantes e sendo substituída por Coração Alado.
- Manoel Carlos foi convidado por Gilberto Braga para assumir a coautoria da trama a partir do capítulo 57.

- Durante a gravação de uma cena no Posto 9 da Praia de Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro, em que as atrizes Tônia Carrero, Maria Padilha, Maria Zilda e Glória Pires tinham que fazer topless, algumas pessoas protestaram e tentaram agredir a equipe da novela. A cena teve que ser gravada na Praia de São Conrado.

- O cantor Peter Tosh gravou uma participação especial na trama: cantou para todo o elenco durante uma festa na casa da personagem Stella Simpson (Tônia Carrero).
- A atriz Henriette Morineau participou de alguns capítulos de Água Viva, interpretando a personagem Jojô Besançon, amiga de Stella. Henriette já havia participado de uma novela de Gilberto Braga como Madeleine Besançon, em Escrava Isaura (1976).

- Água Viva marcou a estreia do ator Raul Cortez na TV Globo.


Capa da versão romanceada da novela -
Editora Record

- Leonor Basséres lançou a versão romanceada de Água Viva duas semanas antes do final da novela, pela editora Record. O livro foi inspirado nas 3.200 laudas escritas pelo autor Gilberto Braga.





- Em Água Viva, a atriz Beatriz Segall interpretou a sua primeira grande vilã na televisão, a personagem Lourdes Mesquita.

- A personagem de Lucélia Santos foi batizada de Janete por Gilberto Braga em homenagem a sua amiga Janete Clair.
- Água Viva venceu o Troféu Imprensa (1981) na categoria de Melhor Novela.

- A trama foi vendida para muitos países, entre eles Canadá, Paraguai, Argentina, Venezuela e República Dominicana, onde obteve grande sucesso de audiência. Na Itália, Água Viva se transformou em livro.


 - Água Viva foi a primeira novela das oito a ser reprisada no Vale a Pena Ver de Novo. Foi reapresentada entre 13 de fevereiro e 31 de agosto de 1984, em 145 capítulos, substituindo Pecado Rasgado e sendo substituída por Final Feliz.



- Em 1985, Água Viva foi novamente lançada em livro, desta vez pela Rio Gráfica e Editora, na coleção As Grandes Telenovelas.







 - Em 1987, a trama ganhou terceira versão em livro, pela editora Globo, na coleção Campeões de Audiência.






Escolhida pelo público com 41,7% dos votos, numa enquete em que concorria com outras três novelas, Água Viva foi reapresentada, na íntegra, pelo Canal Viva entre 30 de setembro de 2013 e 05 de abril de 2014, substituindo Rainha da Sucata e sendo substituída por Dancin' Days.

 - Foi eleita por voto popular como Melhor Novela Reprisada Pelo Canal Viva em 2013/14 no blog Navegando Pelas Novelas.

 - Eleita a Melhor Reprise pelo site Tele Dossiê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário