domingo, 2 de março de 2014

A ilustre presença de Jojô Besançon

Henriette Morineau como Jojô Besançon em Água Viva


Durante uma semana, a atriz Henriette Morineau marcou presença em Água Viva interpretando a atriz francesa, Jojô Besançon. Porém, esta não é a primeira vez que a lenda do teatro brasileiro participa de uma novela. Confira:


Quatro anos antes de dar vida à amiga de Stella (Tônia Carrero), Henriette participou da novela Escrava Isaura, também de Gilberto Braga, na qual interpretava a personagem Madeleine Besançon. Madeleine, que era como uma "reencarnação" anterior de Jojô, era uma atriz francesa, que veio ao Brasil pra estrelar a peça Freda. Ao descobrir que Isaura (Lucélia Santos) é escrava da família Almeida fica revoltada e se dispõe a comprá-la e levá-la, livre, para a Europa.

Madame Besançon (Henriette Morineau) e Isaura (Lucélia Santos) em Escrava Isaura (1976).

Breve biografia:


"Henriette Morineau nasceu na França e veio para o Brasil em 1931 para se casar com um ex-combatente francês. Deu aulas a grandes atores e atrizes do teatro brasileiro, mas só estreou nos palcos do Rio em 1949, quando já dominava o português.

Ganhou muitos prêmios, e trabalhou com a vanguarda do grupo Oficina. Seus últimos sucessos no palco foram Ensina-me a viver e Testemunha de Acusação.

Ela começou a ter problemas de saúde em 1982, quando teve que deixar a peça Ensina-me a viver para fazer três pontes de safena. Em 1987, teve uma isquemia cerebral, ficou paralítica e passou a viver em uma clínica geriátrica. Henriette Morineau faleceu aos 84 anos após uma parada cardíaca."*

*Fonte: Arquivo JN



Nenhum comentário:

Postar um comentário