segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Gilberto Braga fala sobre os 'granfinos' de "Água Viva"

O autor comenta que pela primeira vez foram retratados os 'granfinos' de verdade


O "Reviva" desta segunda, dia 30, às 23h, traz entrevistas com o elenco principal de "Água Viva", que estreia no dia da exibição do programa. A novela mostra as belezas do ensolarado Rio de Janeiro e retrata o glamour e o estilo de vida da sociedade carioca de forma realista, como lembra o autor, Gilberto Braga. "'Água Viva' deve ser a primeira novela na qual aparecem granfinos de verdade mesmo. E até hoje eu sou bem marcado por isso. O espectador sabe: vai vir uma novela do Gilberto Braga? Ah, que bom, vai ter glamour!", diz.

Gilberto Braga fala sobre 'Água Viva' (Foto: VIVA)

A inspiração do autor para escrever a trama surgiu durante a experiência que viveu em "Dancin' Days" (1978). "Comecei a ganhar melhor com a repercussão da trama e fui chamado mais vezes para frequentar a chamada ‘sociedade carioca’. Eu estava vendo como aquela gente vivia e se comportava e comecei a escrever sobre eles", lembra.

Reginaldo Faria, Betty Faria, Isabela Garcia, Maria Padilha, o novelista Manoel Carlos, na época colaborador da produção, e o crítico de televisão Nilson Xavier falam ao "Reviva" sobre a importância da novela para suas vidas e para toda uma geração. A trama é centrada nos irmãos Fragonard. Nelson, vivido por Reginaldo Faria, é um bon vivant campeão de pesca, que, sem grandes recursos financeiros, vive de aparências. Sua vida é bem diferente da do irmão, Miguel (Raul Cortez), um bem-sucedido cirurgião plástico. "Ele tinha certa revolta em relação a isso, uma certa mágoa ou um ressentimento em relação ao outro", explica Reginaldo sobre o seu personagem.

A rivalidade entre os dois ganha ainda mais força quando Lígia, interpretada por Betty Faria, se envolve com eles. Com dois casamentos anteriores frustrados, ela procura um amor, mas que lhe traga também ascensão social. Ligia se encanta por Nelson, sem saber que ele não tem dinheiro. Miguel, por sua vez, também se apaixona por ela, formando um triângulo amoroso. "Ela não tinha cabeça de dondoca porque ela foi trabalhar, foi ganhar o dela. Então, eu não me lembro da Lígia como uma mulher ambiciosa no mau sentido. Ela podia ter ambição de dar certo na vida, isso sim. Mas não se encostando em alguém. Nisso, eu acho que ela era bastante ética", defende Betty Faria.

O crítico de televisão Nilson Xavier acredita que o título da novela seja uma referência à personagem explosiva de Betty Faria. "A Lígia era uma mulher sensual, quente e que queimava todo mundo que se aproximava dela. Era uma personagem muito forte, de ideias muito fortes, ambiciosa, mas muito segura de si."

Isabela Garcia tinha apenas 12 anos quando interpretou a pequena Maria Helena. Hoje, com 40 anos de carreira, ela se lembra do papel. "Eu era uma criança que vivia em um orfanato. Depois, tentavam adotar essa criança, só que ela descobria que tinha uma família de verdade, tinha um pai. E era uma pessoa com quem ela já convivia", recorda a atriz em referência a Nelson, seu pai biológico na novela.

Além da questão da adoção, "Água Viva" aborda outro tema bem polêmico para o início dos anos 1980: o topless. Maria Padilha, estreante na telinha na época, interpreta a jovem Beth e protagonizou uma das cenas mais emblemáticas da TV ao lado de Tônia Carrero, que vivia a ricaça Stella Simpson. Ambas tiram a parte de cima do biquíni e causam alvoroço na praia da zona sul carioca. "Era uma garota do posto nove [ponto de encontro jovem na praia de Ipanema, no Rio], desencanada, uma representação do que o Gilberto achava que era a juventude na época. Virou uma bandeira."

Manoel Carlos foi chamado para auxiliar Gilberto Braga a escrever a novela. "Eu me senti muito honrado em ser chamado por ele. Era uma colaboração absolutamente encomendada pelo autor. Nós fazíamos uma reunião toda semana e conversávamos sobre a novela. Eu ia pra casa, escrevia e mandava para ele. A novela era dele! Eu era um mero colaborador, muito feliz e muito atento."


*Esta é a reprodução de uma matéria do site do Canal Viva. Acesse já: